A cidade de São Paulo completa hoje 463 anos. A grandiosa metrópole global é a maior cidade da América Latina e traz consigo todas as características peculiares de um grande centro urbano, inclusive alguns fatos inusitados, confira:
1 - A cidade que é considerada a cidade brasileira mais influente no cenário global traz a liderança no sangue: O lema oficial é "Non ducor, duco", que significa "Não sou conduzido, conduzo".
2 - A cidade de São Paulo tem o décimo maior PIB do mundo, girando em torno de 388 bilhões de reais, que representa cerca de 10,7% do PIB brasileiro.
3 - São Paulo é ainda a sede de 63% das empresas transnacionais atuando no país, responsável por 28% de toda a produção científica nacional e por mais de 40% das patentes produzidas no país.
4 - São Paulo é a cidade (dentro dos limites municipais, sem contas regiões metropolitanas) mais populosa do Brasil, de todos os países falantes de português, do hemisfério sul do mundo e das américas, com 11.376.685 de habitantes. Contando a região metropolitana, a população ultrapassa 20 milhões de pessoas.
5 - Apesar da importância nos dias de hoje, a cidade que começou com um colégio de jesuítas passou seus primeiros dois séculos de vida como uma vila pobre longe dos centros importantes da colônia, sendo por muito tempo a única vila não-litorânea do Brasil.
6 - Após a independência, Dom Pedro I conferiu o título de Imperial Cidade, em 1823. Em 1827 começou-se a ensinar cursos jurídicos no Convento de São Francisco (origem da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco), o que deu um novo impulso no crescimento da cidade graças ao fluxo de estudantes e professores.
7 - A cidade foi passar do nível de centro regional para metrópole nacional apenas em 1928, quando atingiu seu primeiro milhão de habitantes.
8 - A cidade de São Paulo é também uma das mais diversificadas do mundo, contando com habitantes de 196 países.
9 - Se fosse um país, a cidade teria o 36º maior PIB do mundo, acima, por exemplo, de Portugal.
10 - A cidade é o endereço principal de 1210 (!) bilionários da lista da Forbes.
E aí, Conhecia Essa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário