O significado dos nomes dos personagens de Star Wars.

Uma das sagas mais bem sucedidas da história do cinema que juntou uma multidão de fãs desde sua criação em 1977 pelo cineasta George Lucas está cada vez mais popular com uma nova série de filmes lançados nos últimos anos.

Esta história, que aconteceu há muito tempo numa galáxia muito distante, fascina por trazer elementos originais e bastante criativos como os sabres de luz, além de personagens inconfundíveis como o Mestre Yoda, Chewbacca e os droids C3-PO e R2-D2.
Mas toda criação artística precisa de uma referência e algo que influencie sua criação. Você já se perguntou de onde veio o nome dos personagens de Star Wars?? Bem, hoje você vai ficar sabendo...

LUKE SKYWALKER

O nome de um dos protagonistas da franquia tem forte ligação com o de George Lucas (criador da franquia). Já Skywalker, traduzido do inglês, significa "peregrino do céu".


Outro significado é derivado do grego "Loukas", similar a "Leukos", que significa luz. Essa hipótese é bem aceita pelos fãs de Star Wars pelo personagem lutar contra o lado negro da Força. 


HAN SOLO

A origem do nome do famoso contrabandista espacial e piloto da potente nave Millenium Falcon surge de Han, uma forma arcaica de John, e de Solo, como o sobrenome de Napoleon Solo



Napoleon Solo era um personagem da série de televisão da década de 1960 "The Man From U.N.C.L.E". 


LEIA ORGANA

A princesa e uma das líderes rebeldes contra o Império tem um nome que lembra muito o da princesa Dejah Thoris (que se pronuncia Déia Tóris), do clássico de Edgar Rice Burroughs, "John Carter of Mars", da década de 1930. Já Organa seria uma referência à escolha da personagem de ficar do lado natural e orgânico da Força.


DARTH VADER

A hipótese mais aceita sobre o nome do vilão mais famoso de Star Wars seria a de "Dark Father", já que "Darth" é parecido com "dark" e "Vader" em holandês significa "pai". Mesmo assim, o próprio George Lucas teria afirmado que o nome surgiu da combinação entre as expressões "death water" e "dark father".


CHEWBACCA

 O copiloto de Han Solo e braço direito do contrabandista espacial foi inspirado no cachorro de George Lucas, o diretor da franquia. O animal, da raça Malamute, do Alasca, se chamava Indiana, nome que pode ter dado origem mais tarde ao aventureiro Indiana Jones.


Já em relação à origem do nome do wookie favorito da série, acredita-se que está relacionada com a palavra cachorro em russo.




YODA

 A origem do nome do mestre jedi mais potente de todos não é muito certa, mas duas teorias existem sobre ela. O nome poderia ter sido influenciado pelas palavras "yoddha", que em sânscrito significa "guerreiro", ou yodea, que em hebreu é "aquele que sabe".


JEDI

A palavra Jedi, os cavaleiros do lado bom da Força, pode ter várias origens. Uma delas provém dos lordes de Barsoom do livro de Edgar Rice Burroughs, conhecidos por Jed Jeddark. Outra teoria é que o nome teria se inspirado nos filmes do diretor japonês Akira Kurosawa (como 'Os sete Samurais'), já que o tipo de roupa usado pelos seus personagens se chama "jidaigeki".



OBI-WAN-KENOBI

Um dos jedis mais importantes da saga também teve seu nome influenciado pelos filmes de Kurosawa. Em japonês, "obi" é a faixa que prende o quimono, "ken" é "espada" e "wan" se parece com o termo "san".


DROIDS

Nos filmes da saga, "droids" são todos os robôs, como os inseparáveis R2-D2 e C3-PO. A palavra é uma abreviação de "android", robô antropomórfico.


QUI-GON

O mestre da 'Ameaça Fantasma' tem seu nome formado por 'Qui' que vem de 'chi' (aquele do Goku) e significa 'energia vital'. Já 'Gon' vem de 'trabalhar, cultivar' que são princípios da filosofia Jedi.


REY

Muitas pessoas argumentam que, assim como "Vader" é um termo holandês para "pai", "Rey" é um termo espanhol para "Rei", um governante monarca que lembra um Imperador, o que pode ser um indicativo do parentesco da Rey com o Imperador Palpatine.







Nenhum comentário:

Postar um comentário