Qual a origem da expressão "viajar na maionese"???

Você certamente já deve ter ouvido a frase "tá viajando na maionese" quando alguém fez ou disse alguma coisa sem muita noção ou sentido. Mas você tem ideia de onde e por que essa expressão surgiu???

 
Essa expressão surgiu no Rio de Janeiro. Primeiramente havia um boato de que uma fábrica de maionese vendeu um lote do produto contendo alucinógenos. Ou seja, a pessoa que consumisse aquela maionese contaminada teria delírios e "viajaria" por causa da maionese.


 Entretanto, a expressão surgiu nos presídios cariocas na década de 1970. A população carcerária, que tinha preconceito contra homossexuais, costumava modificar alguns verbos e expressões que pudessem ter duplo sentido. O verbo “servir”, por exemplo, era considerado gay. O ofício de “servir refeições” teve seu nome modificado para “pagar refeições”. A mesma coisa aconteceu com a expressão “escorregar no quiabo”, que na época era usada quando alguém falava uma besteira ou cometia uma gafe. Como a expressão também podia servir para tirar sarro de um homem que cometesse algum deslize afeminado, os presidiários trataram de separar as coisas, inventando uma nova gíria. Foi então que surgiu a expressão “viajar na maionese”, que, sem duplo sentido, passou a ser usada para referir a quem cometesse uma gafe.

3 comentários: